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As estratégias de Bots e Voice Bots nas marcas de varejo

O varejo vem descobrindo as vantagens dos bots e voice bots, como melhores custos e horários de atendimento mais amplos, alavancando negócios e otimizando o atendimento ao cliente.

Segundo pesquisa da Juniper Research, até 2023 mais de 70% dos chatbots serão do setor varejista. O relatório também mostra que o varejo, ao lado dos bancos e do segmento da saúde, proporcionará uma economia de cerca de US$ 11 bilhões por ano até 2023 com a utilização dos chatbots.

Além disso, especialistas em tecnologia de atendimento afirmam que a fidelização dos consumidores às marcas é proporcional às suas experiências de compra e pós-compra, a qual pode ser fortalecida a partir de investimentos em novas e melhores funcionalidades do bot.

Em 2017, a Elife lançou um chatbot para o shopping RioMar Recife, do grupo JCPM. Chamada de Marina, ela permite tirar dúvidas e atender os clientes do centro de compras através da página do Facebook do shopping.

O objetivo do RioMar era responder de forma automatizada perguntas simples e repetitivas, diminuindo a necessidade de interações humanas. Uma das principais vantagens é a otimização de tempo tanto para o shopping, quanto para os clientes: a maior parte das dúvidas do público pode ser resolvida com Marina, poupando-se tempo e liberando o atendimento para questões mais complexas.

Clique na imagem para conversar com Marina

O chatbot funciona 24 horas por dia, todos os dias. Com isso, o shopping RioMar se torna o primeiro no Norte-Nordeste a adotar um chatbot para atender seus clientes em tempo real.

Além disso, o grande diferencial é a possibilidade de conversar com Marina como você estivesse conversando com um amigo: de forma natural. Cada vez mais os chatbots usam a Inteligência Artificial para interpretar frases humanas (escritas ou faladas) e para interagir da forma mais natural possível.

Ao longo de um ano, o bot RioMar Recife interagiu com, em média, 328 usuários únicos por mês e teve uma média de 3.889 mensagens trocadas com os internautas mensalmente. No mesmo período, 3.27K novos usuários interagiram com a marca.

Outro exemplo de bots para o varejo são os novos chatbots para os shopping centers da Sonae Sierra em Portugal, Norteshopping e Centro Colombo.

Clique na imagem para conversar com shopping Centro Colombo

Os bots foram criados para melhorar a relação dos centros de compras com os consumidores, proporcionando maior engajamento e fidelização no momento de tomada de decisão ou de procura de uma informação.

A Sonae Sierra buscou facilitar a busca de produtos e serviços, aumentando as vendas dos lojistas dos dois centros comerciais, além de garantir uma gestão mais eficaz dos custos operacionais.

Dentre as funcionalidades oferecidas pelos bots, destaque para a localização de lojas, facilitando ao consumidor encontrar a partir do Messenger a localização exata de uma marca. E o atendimento misto também é um diferencial: bot e atendente humano se alternam dependendo da complexidade da demanda do consumidor.

Clique na imagem para conversar com NorteShopping

Confira aqui todos os cases de bots e voice bots da E.life!

Visando este mercado, a Google lançou as Shopping Actions, um sistema simplificado de compras por voz. Além disso, com o objetivo de atingir um público potencial nas compras de final de ano, a empresa também anunciou parcerias com grandes marcas, como a americana Best Buy e também com a Nike e a Sephora, ambas com filiais brasileiras.

Os negócios participantes das Shopping Actions podem ter seus produtos expostos quando os usuários fazem compras por voz e isso incentivará as vendas de fim de ano por meio da voz.

E para otimizar a experiência dos usuários com as Shopping Actions, a Google introduziu um carrinho de compras universal compartilhado entre o Google Assistant (plataforma de bot do Google) e a sua plataforma de pesquisa (search).

Selecionamos 3 aspectos que mostram porque as Shopping Actions são a tendência para as compras ao longo dos próximos anos:

  1. Experiência de compra simplificada
  2. Crescimento de compras por Shopping Actions
  3. Vantagens para os varejistas

Veja aqui o artigo completo sobre o potencial dos voice bots para o e-commerce.

Alexandre Gama, Diretor de Customer Experience na E.life, explica a importância dos bots e voice bots para o varejo:

“Chatbots e voice bots são poderosos meios de relacionamento entre empresas e consumidores e podem ser criados para fins de atendimento ao cliente, informações, divulgações, vendas e execução de tarefas repetitivas em geral. Permitem integração com outros sistemas para consulta de dados do cliente, tornando ainda mais relevante a experiência do usuário.

Quando pensamos em aplicações para shoppings e grandes centros comerciais de varejo, os bots se tornam um aliado importante no processo de divulgação e venda de lojas, produtos e serviços. Podem ser facilmente instalados nas redes sociais, websites, apps ou canais de voz dos estabelecimentos.”

Voice bots para telefone

O VozXpress permite às empresas ter a automação possibilitada por um bot de voz em suas ligações telefônicas. A plataforma pode auxiliar as empresas que, mesmo com bots em seus aplicativos de mensagens, ainda possuem uma grande demanda de atendimento por telefone.

A automação do atendimento telefônico é importante para o aperfeiçoamento da experiência do consumidor das marcas, evitando longas esperas na linha e situações negativas com a empresa.

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