Voltar

Como organizar uma operação de CRM em Home Office?

O buzz sobre o trabalho em Home Office cresceu no Brasil em 2020, segundo dados do Buzzmonitor Trends, especialmente a partir do final de fevereiro, com a pandemia do Covid-19. Essa forma de trabalhar se destaca por ser prática e não dependente de escritório, além de permitir aos colaboradores uma rotina mais flexível. A crescente evolução da tecnologia também deixou muito mais fácil aplicar esse tipo de trabalho em diversos setores.

Uma das principais vantagens desse tipo de trabalho é manter o negócio funcionando mesmo na impossibilidade de trabalhar em um escritório fixo.

Para montar uma operação Home Office, no entanto, é necessário fazer adaptações na sua empresa, para conseguir ter o mesmo rendimento do trabalho realizado no escritório.

Algumas dicas importantes antes de começar:

  1. Defina o espaço de trabalho da sua equipe

Com o atendimento ao consumidor feito em casa, é importante que o gestor da equipe oriente seus analistas a terem um espaço particular, onde poderão realizar o trabalho com a maior eficiência possível.
Os principais pontos de gerenciamento de uma equipe à distância são a organização e o diálogo. Um local com pouco ruído é muito importante para, principalmente nos casos de atendimento por voz. Muitas vezes é preciso que o colaborador negocie este espaço com a família, principalmente quem não vive sozinho, e que faça algum investimento em mobiliário e internet.

2. Defina canais e ferramentas
Atualmente, o atendimento multicanal é a regra, ou seja, é possível a empresa oferecer o atendimento ao consumidor em qualquer tipo de canal, tanto digitais quanto o telefone. Para William Ferreira, coordenador de Atendimento ao Consumidor na Elife, “o cenário de pandemia mobilizou as empresas para eliminarem as últimas resistências que existiam nesse sentido.”
A tecnologia está do nosso lado e temos ferramentas que suprem o contato físico, como o Buzzmonitor para monitorar a produtividade do time, o Slack para trocas de informações rápidas, o WhatsApp para comunicação com o cliente e o Google G Suite, que conta com inúmeras funcionalidades para teletrabalho em grupo entre entre colaboradores.

3. Defina os canais que serão oferecidos ao consumidor
Durante a pandemia da Covid-19 algumas empresas estão cancelando ou restringindo o horário de atendimento de seus canais de atendimento tradicionais, como o 0800, com o objetivo de deixar seus colaboradores em casa. Porém, a migração de um call center para o cenário de home office nem sempre é rápida. De acordo com William Ferreira, “embora a digitalização do atendimento ao consumidor seja uma tendência constante, ela não acontece com a agilidade que gostaríamos”.


Apesar da tecnologia, ainda existem empresas que não dão conta de fazer esse trabalho todo à distância, então a saída encontrada foi a implementação das URAs (Unidade de Resposta Audível), que redirecionam os casos recebidos via telefone para canais como as redes sociais e o e-mail.
Uma solução para a telefonia não depender de uma infra estrutura física é o VozXpress, que cria centrais telefônicas receptivas ou ativas baseadas em nuvem. Com a infraestrutura do VozXpress empresas puderam realocar sua equipe de atendimento para home office durante a pandemia do novo coronavírus.


William ainda cita que “em alguns clientes, para estimular a ideia de conversa síncrona que o telefone oferece, passaram a atender mais pelo WhatsApp”. Os canais oferecidos dependem também da familiaridade do consumidor final, que irá usá-los, com os mesmos.

4. Estabeleça uma rotina diária para a equipe

De acordo com William, as operações Home Office podem contar com a mesma qualidade de integração entre as equipes que temos dentro dos escritórios. Uma sugestão para garantir o sincronismo é reservar pelo menos 15 minutos por dia para videoconferência com o time, pois o vídeo transmite mais pessoalidade do que apenas chamadas de voz.

Segundo Gabriella Croce, “o colaborador precisa estabelecer uma rotina. Quanto mais organizado for o trabalho em Home Office, mais rendimento a pessoa terá”.

Extra: Use o VozXpress para ter uma telefonia 24×7!

Com o VozXpress, sua marca pode programar ligações receptivas para todas as demandas de seus clientes. Com isso, seu negócio terá um canal telefônico disponível para chamadas em qualquer horário ou dia.

Descubra as vantagens de automatizar as chamadas receptivas da sua telefonia.

Solicite um consultor

Entre em contato com um consultor VozXpress.