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Por que criar um assistente de voz para telefone?

O aumento de canais digitais de atendimento ao consumidor, como redes sociais e smart speakers, são importantes para as marcas mas não reduziram a relevância da telefonia. Com 98,2% dos brasileiros – dados da Anatel – usando celulares ou smartphones, investir nessa forma de comunicação é um acerto para negócios de todas os segmentos.

Mesmo em negócios mergulhados no digital, como Fintechs, o telefone é o canal preferido por consumidores ao buscar um canal de atendimento no Google (Google Trends. 2020).

Dessa forma, fica clara a importância do telefone na hora de automatizar os processos de atendimento. Por mais que assistentes como Amazon Alexa ou Google Assistente estejam cada vez mais presentes no mercado nacional, criar um assistente de voz para telefone pode ser mais vantajoso simplesmente porque no Brasil tem muito mais pessoas usando telefone do que aparelhos como Amazon Echo ou Google Home. É o que a Wikipédia chama de Efeito de Rede.

Por que criar uma central telefônica com inteligência artificial?

A inteligência artificial oferece diversas vantagens para empresas que têm demandas constantes na telefonia e gastam tempo e dinheiro para atender e fazer ligações. A criação de centrais de atendimento com inteligência artificial também é conhecida como como URA Cognitiva, por possuir mais ferramentas para oferecer uma melhor experiência para os consumidores. Confira:

Automação de chamadas feitas e recebidas

É possível criar robôs de voz que recebam chamadas e respondam às perguntas mais frequentes. Basta criar as interações que possam ser atendidas por robôs de voz. Veja o exemplo de um mercado que faz entregas:

“Gostaria de fazer um pedido”

“Qual o horário de entrega?”

“Qual é o valor do frete?”

Com isso, os atendentes podem ser acionados somente em casos específicos e, assim, terem mais tempo para priorizar outras demandas, enquanto o bot atende as ligações com demandas comuns por telefone.

As chamadas receptivas podem ser usadas para outras finalidades, como tirar dúvidas sobre futuras reposições de estoque ou fornecer informações para vagas de emprego, por exemplo.

O robô pode também transferir chamadas para ramais específicos e economizar o tempo que seria gasto por atendentes que fazem o primeiro contato telefônico.

Da mesma forma, é possível criar chamadas ativas automatizadas para notificar clientes sobre o prazo para entrega, as formas de pagamento ou avisar que um novo produto está disponível, por exemplo.

A criação de um sistema de notificação para confirmar o horário de entrega pode evitar que o entregador perca seu tempo se o cliente estiver fora, por exemplo. Basta criar uma chamada feita por uma inteligência artificial que avise da entrega e a confirme.

Organização e análise do atendimento telefônico

Uma plataforma que crie centrais telefônicas gerenciadas por inteligência artificial permite organizar os contatos por grupos. É possível, por exemplo, agrupar os contatos como “Clientes do bairro X” ou “Clientes Premium” para analisar as ligações feitas somente por esses contatos ou programar ligações específicas para os grupos.

Uma das principais vantagens no uso dessa tecnologia é que chamadas automatizadas fornecem diversas métricas sobre todas as ligações feitas ou recebidas pela plataforma. É possível saber em que momento da ligação os clientes desligam ou qual é o produto mais pedido. Esses dados podem ser usados para sustentar modificações e melhorias futuras no atendimento ou na logística.

Telefonia em nuvem 24×7

Uma plataforma de telefonia que funcione com tecnologia em nuvem, ou seja, o software em nuvem para gerenciar a central telefônica ou URA, exige apenas uma conexão com a internet, sem demandar fiações ou centrais telefônicas físicas. Com isso, os estabelecimentos podem poupar o gasto e espaço que usariam em com equipamentos antigos de PABX.

As ligações feitas por um robô de voz permitem não somente chamadas simultâneas, mas atendimentos feitos em qualquer hora do dia, mesmo que o negócio esteja fechado. A liberdade para os clientes tirarem suas dúvidas e fazerem pedidos no dia e horário de preferência garante a eles um melhor atendimento.

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VozXpress é a plataforma de telefonia operada por inteligência artificial. Sua marca pode usar a tecnologia em nuvem para criar chamadas ativas e receptivas, otimizando o atendimento do negócio e economizando tempo e dinheiro. Tudo isso em uma plataforma simples e intuitiva, que não exige conhecimento em tecnologia para a configuração dos robôs de voz.

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