Com a Black Friday se aproximando, as marcas de e-commerce se preparam para uma das maiores demandas de atendimento do ano.
Mesmo com o avanço do atendimento digital, a telefonia continua sendo um canal fundamental no Brasil. Um levantamento feito pelo time Elife com o Google Trends mostra que o telefone é o canal de atendimento mais buscado no Google em 7 das maiores marcas de e-commerce do Brasil no último ano. O estudo selecionou as marcas mais relevantes do país no setor, de acordo com a SEMrush de 2020: Magazine Luiza, Americanas, Amazon, Casas Bahia, Submarino, Dafiti e Netshoes.
Para cada uma das lojas, comparamos a busca pelos canais Telefone, WhatsApp, Email e Chat nos últimos 12 meses. O telefone foi o mais procurado pelos consumidores em todas as buscas.
Isso mostra que, quando tratamos de empresas de comércio eletrônico, é preciso estruturar a telefonia para atender consumidores no canal preferido por eles.
A linha azul de cada gráfico representa o volume de buscas por “telefone (nome da marca)“, comparado com os outros canais de atendimento. Confira os resultados:
Dafiti
Netshoes
Amazon
Casas Bahia
Americanas
Magazine Luiza
Submarino
Em um país com mais números de celular do que habitantes – 228,4 mi de linhas móveis (Anatel, 2019) para 212,3 mi de pessoas (IBGE, 2020) – o telefone é um ponto de contato importantíssimo para as empresas que querem se manter competitivas.
Como otimizar a telefonia de um E-commerce?
VozXpress é uma plataforma de telefonia em nuvem que usa inteligência artificial para fazer e receber chamadas e criar centrais telefônicas completas usando somente a internet.
A solução oferece diversas ferramentas para aproximar a sua loja online dos consumidores, como adicionar interações com voz humana e reconhecer a voz humana sem precisar usar o teclado.
Com isso, os clientes do seu e-commerce serão sempre atendidos por telefone, tendo uma experiência única e personalizada, desenvolvida para as demandas da sua loja online.