Voltar

Como criar interações de voz com o seu público usando uma Brand Persona

A importância de uma brand persona

O crescimento do número de pontos de contato entre empresas e consumidores – desde sites e redes sociais até o Google Meu Negócio e assistentes de voz – deu às marcas a tarefa de transmitir seus valores e diferenciais em cada um desses canais.

Uma das formas de organizar e unificar essa comunicação é com o uso de uma brand persona: um personagem criado para representar a personalidade da marca. Esse recurso ajuda a marca a ter coerência em cada um de seus canais, aproveitando suas particularidades sem deixar de manter firme sua identidade.

O Baianinho, das Casas Bahia, ou a Lu, da Magazine Luiza, são exemplos disso. Essas brand personas aparecem em todos os canais das marcas e transmitem valores que geram identificação com o público. Isso é positivo inclusive na disputa com concorrentes: Em caso de ofertas e serviços parecidos, as pessoas podem decidir por marcas com as quais têm maior identificação.

Década 2020: Brand personas em experiências de voz

Com o avanço da tecnologia e desenvolvimento da experiência dos consumidores, o conceito de brand persona chegou às interações com voz e promete se fortalecer ao longo da década 2020.

Para Jeff Bezos, ex-CEO da Amazon, o futuro da interação entre marcas e consumidores será pela voz. A empresa está investindo em sua assistente pessoal Alexa, que neste mês teve uma novidade divulgada: a criação de aplicações com vozes personalizadas das marcas.

Isso significa que qualquer marca pode criar uma aplicação – ou skill – para a Amazon Alexa usando uma voz de personagem, celebridade ou quem mais quiser. Imagine, por exemplo, pedir um lanche do McDonald’s em uma conversa com o palhaço Ronald McDonald ou interagir com uma aplicação de treino esportivo da Nike, na voz de um atleta famoso que é embaixador da marca.

Veja um exemplo de marca que já possui brand persona e pode usar suas vozes em interações:

Nat – Natura

Lu – Magazine Luiza

CB – Casas Bahia

O uso de brand persona em experiências de voz aumenta as possibilidades de interações criativas geradas por marcas.

Voz personalizada no VozXpress

Uma boa notícia é que as marcas que ainda não trabalham com assistentes de voz não precisam perder essa oportunidade de interação usando sua brand persona. Com o VozXpress é possível automatizar a telefonia para criar chamadas receptivas e ativas com a voz que a empresa quiser.

Ao criar novas interações em uma ligação no VozXpress, a ferramenta oferece a possibilidade de importar arquivos de áudio em vez de digitar o texto que será lido pelo robô.

Na tela de configuração de templates, basta clicar no botão que está na caixa de texto da interação e selecionar seu arquivo de áudio no formato MP3:

Uma possibilidade para facilitar a criação das suas interações é contratar um locutor para transmitir a identidade da sua marca. Com isso você pode criar interações mais criativas, seja através da entonação ou das palavras escolhidas.

O Fiverr é uma plataforma de contratação de freelancers que oferece diversas opções para serviços, como locuções, revisões ou criação de textos e ilustrações. Basta apenas criar uma conta, buscar pelo serviço que precisa e selecionar um vendedor.

Nossa equipe está pronta para criar o voicebot ideal para automatizar sua telefonia e criar novas experiências para o seu público. Fale com um de nossos consultores!

Solicite um consultor

Entre em contato com um consultor VozXpress.