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Assistentes inteligentes X Menus telefônicos: qual o melhor para a sua empresa?

A criação de uma central telefônica é um avanço natural para pequenas e médias empresas que têm uma demanda crescente de atendimento por voz. Quando aumenta o número de clientes e parceiros, uma gestão sem planejamento da central telefônica pode atrapalhar a rotina de trabalho.

A questão é: quando chegar a hora de usar um sistema na telefonia, qual é a melhor opção? Enquanto diversas marcas usam centrais telefônicas tradicionais, com menus que testam a paciência do consumidor, outras entraram no mundo dos assistentes com inteligência artificial.

Do ponto de vista das empresas, você pode conferir as vantagens de uma URA com inteligência artificial aqui.

Neste post, vamos focar na experiência dos seus consumidores. Qual opção pode oferecer a ele uma relação melhor com a sua marca?

Os problemas dos menus telefônicos tradicionais

Você já ficou preso dentro de menus e submenus, sem conseguir falar com um assistente, ao ligar para um banco ou operadora de telefone? A central telefônica tradicional é normalmente a tecnologia usada por essas empresas.

De forma geral, podem ocorrer algumas dificuldades nesses tipos de chamada:

  • Trabalho manual de ficar digitando informações;
  • Navegar entre diversos menus sem achar uma solução;
  • Ter de explicar sua demanda diversas vezes após transferências
  • Ter os problemas resolvidos somente após longa espera no call center.

Vantagens dos assistentes inteligentes

Como os assistentes inteligentes têm fácil personalização, sua empresa pode criar centrais telefônicas que são mais adequadas para a experiência dos consumidores, sem deixar de lado as demandas do seu negócio.

Com robôs de voz que compreendem o que o seu cliente diz e oferecem respostas personalizadas, uma ligação pode ser mais rápida e eficiente.

Neste caso, podemos usar como exemplo um e-commerce, com robôs que compreendem o CPF ou número de pedidos dos consumidores, oferecem algumas respostas a perguntas frequentes e fazem uma filtragem do primeiro atendimento.

Confira estes exemplos das empresas Peças Grigo e Irmãos Salfatis, que criaram assistentes virtuais com o VozXpress:

Assistente Inteligente – Peças Grigo

Assistente Inteligente – Irmãos Salfatis

É possível, inclusive, ir além e criar assistentes que consultam bases de dados e solucionam problemas específicos. Em uma clínica médica, por exemplo, o paciente liga, conversa com o bot e agenda exames e consultas que já ficam registradas dentro do sistema da clínica.

Melhore a experiência do seu cliente com o VozXpress!

Crie assistentes inteligentes com o VozXpress, a plataforma de telefonia operada por inteligência artificial. 

Sua marca pode usar a tecnologia em nuvem para criar chamadas ativas e receptivas, otimizando o atendimento do negócio e economizando o tempo dos clientes. Tudo isso em uma plataforma simples e intuitiva, que não exige conhecimento em tecnologia para a configuração dos robôs de voz.

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