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5 Novas Aplicações de VoiceBots para o seu negócio

Os assistentes de voz que usam inteligência artificial não são novidade no mercado. Aplicações em plataformas como Google e Alexa entendem pedidos de voz e tiram dúvidas de consumidores. Porém, usar um assistente de voz através do telefone ainda é uma novidade. Empresas de diversos setores estão pouco a pouco apostando em bots de voz que compreendem a linguagem natural para filtrar e realizar a triagem de atendimentos pelo telefone e até como canal de vendas.

Robôs de voz telefônicos podem ser usados para facilitar a comunicação e oferecer informações importantes em áreas diferentes de um negócio. 

Confira 5 novas aplicações de Voice Bots que podem ajudar o dia a dia do seu trabalho:

Pesquisas de Satisfação

Uma aplicação útil para compreender a experiência do consumidor com a sua marca é a realização de pesquisas de satisfação.

Isso requer a criação de um número inteligente simples, com apenas uma fala ou duas falas do robô e uma resposta do consumidor.

Realizar a pesquisa dessa forma poderá economizar o tempo do seu time de Sucesso do Cliente e dos próprios consumidores, que só precisam dizer uma palavra ao telefone em vez de responder a pesquisa manualmente pelo e-mail.

O bot – ou uma gravação de voz humana – poderia dizer:

“Olá, fulano! Sou a fulana da Empresa X! De 1 a 10, qual nota você daria para a sua experiência com o produto/serviço x?”

O assistente iria aguardar e registrar a resposta dita pelo cliente; depois disso apenas agradecer e encerrar a ligação:

Obrigada! Tenha um ótimo dia.

Canal Interno para Colaboradores

O RH e a administração de empresas não falam com clientes, mas também costumam receber diversas ligações, geralmente pedindo as mesmas informações. Por que não otimizar esse processo com um assistente de voz?

Sua empresa poderia usar ramais em um número inteligente para criar um banco interno de dúvidas frequentes.

O bot poderia responder perguntas como:

  • Qual é o e-mail do suporte técnico?
  • Qual é o CNPJ da empresa?
  • Que dia cai o pagamento?
  • Qual é o endereço da empresa?

Consultas a bancos de dados

Outra aplicação é a integração do voicebot com uma base de dados. Isso poderia ser usado como canal de consulta de informações para qualquer setor ou serviço do seu negócio.

Uma transportadora, por exemplo, poderia ter um número inteligente para informar o status de entregas. O cliente diria o número do pedido e o robô consultaria a informação imediatamente.

Outro exemplo seria uma empresa de serviços de software que oferece informações sobre o plano de clientes. 

Atualização de Cadastros

A atualização de cadastros é outra atividade que costuma encher os clientes de e-mails e tomar o tempo da equipe de atendimento.

Um robô de voz poderia fazer perguntas simples para os consumidores, que só precisam responder perguntas para atualizar o banco de dados.

Exemplos.:

“O seu e-mail de contato ainda é exemplo@exemplo.com? Responda com sim ou não.”

“Qual é a melhor forma de entrarmos em contato com você? E-mail, WhatsApp ou telefone?”

Suporte

Por fim, outra sugestão é a criação de um canal de suporte pelo telefone, no qual um assistente de voz pode dar dicas e oferecer informações sobre um produto.

Para uma empresa de software, por exemplo, o bot poderia ser programado com respostas informativas para perguntas como:

  • Como mudar a minha senha na plataforma?
  • Para que serve o módulo X da plataforma?
  • Como cancelar minha assinatura?

Já para uma fintech, o bot poderia explicar os serviços oferecidos:

  • Como funciona o investimento X?
  • Como usar o serviço Y?
  • Como resgatar meu dinheiro?

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