Voltar

Saiba o que é IaaS, SaaS e PaaS, e como podem ajudar o seu negócio

Infrastructure as a Service, ou IaaS, é o termo em inglês para Infraestrutura como Serviço. Já Saas fala do Software como serviço, enquanto PaaS é a sigla para Plataforma como Serviço.

Em linhas gerais, todas essas soluções funcionam em nuvem e fornecem processamento de dados, armazenamento, rede, entre outras funções que se ajustam ao uso sob demanda de uma pessoa ou empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana Kelton Research, 75% das empresas brasileiras utilizam algum tipo de serviço de hospedagem em nuvem, 1% a mais média mundial, que está em torno de 74%. 

Daí a importância de entender o que essas siglas significam na prática e como elas podem ajudar o seu negócio, principalmente com as transformações ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa Cloud 2025, da LogicMonitor, mostrou que 87% dos líderes globais de TI estão em consenso de que a pandemia da Covid-19 vai acelerar a migração das empresas para a nuvem.

Quais as vantagens?

A primeira e principal vantagem é o fato de que as instituições não precisam gastar muito dinheiro com instalação e manutenção de grandes estruturas físicas, muitos computadores, equipes com várias pessoas, além de trabalhos morosos.

No lugar, elas migram total ou parcialmente para sistemas em nuvem que permitem trabalhos colaborativos, com arquivos possíveis de serem acessados de qualquer lugar, bastando apenas estar conectado à internet, tornando o trabalho mais ágil e dinâmico.

Há, ainda, o fator de atualização e melhorias sendo realizadas de forma constante e ágil. A VozXpress, por exemplo, por meio da Inteligência Artificial, permite gerenciar todo o atendimento ao público de onde estiver apenas com o acesso à internet.

Robôs de voz fazem, recebem  e até transferem ligações, liberando a sua equipe para investir tempo e energia em outras tarefas.

Com o IaaS, o investimento, além de ser menor, leva a maturidade digital da empresa a outro patamar, oferecendo tecnologias que, de outra forma, não teriam como constituir sozinhas. 

A VozXpress oferece vários produtos com estrutura pré-formatada, como dashboards, voice analytics etc, facilitando o trabalho das equipes dos mais variados setores, desde TI até vendas.

Os dados ficam na nuvem. Isso quer dizer que podemos utilizar todo tipo de recursos da infraestrutura contratada de forma virtual, sem a necessidade, por exemplo, de discos rígidos, entre outras estruturas físicas.

É o fim de gastos com licenças e equipamentos.

Como melhorar a telefonia com tecnologia em nuvem e inteligência artificial?

As centrais PABX tradicionais se tornaram peças de museu. Agora, a telefonia da sua empresa pode ser otimizada em uma plataforma centralizada, com ramais na nuvem e robôs de voz atendendo e fazendo ligações.

Conheça o VozXpress! Assista a nossa campanha:

Se você quer levar a telefonia da sua empresa a outro patamar, entre em contato agora mesmo. Otimize a forma de se comunicar e garanta resultados melhores. Teste grátis. Para saber mais, acesse nosso site: https://vozxpress.com.br/.

Solicite um consultor

Entre em contato com um consultor VozXpress.