Voltar

Voice Analytics: Gestão de Vendas em Home Office

Gestão de vendas em home office é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente com a necessidade de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.

Times inteiros foram desafiados a manterem a produtividade dentro do novo modelo. Mas como fazer funcionar? O que o mercado oferece de soluções que possam ajudar no gerenciamento de equipes? É um novo desafio!

Neste artigo nós apresentamos algumas boas práticas na gestão de vendas em home office, a partir dos dados coletados com voice analytics. 

Os obstáculos mais comuns na gestão de vendas home office

Visibilidade do vendedor

Um dos obstáculos mais recorrentes para os líderes de venda que querem aderir a um modelo híbrido de trabalho, ou mesmo 100% home office, é saber se o time está ativo ou não.

Presencialmente, o microgerenciamento já é rotineiro. É possível acompanhar com facilidade quem se fez presente, horário de entrada, saída, quem faltou, quem ainda não voltou do almoço etc. 

No home office, alguns líderes tentam acompanhar seus times pelo whatsapp, entre outros aplicativos de comunicação. Porém, não conseguem ter acesso à real disponibilidade de seus vendedores dentro da operação. 

Reuniões com potenciais clientes

Há o alto índice de no-show em reuniões de diagnóstico e de demonstração do produto/solução

O SDR, ao tentar fazer reuniões em home office, está passível de enfrentar problemas como intercorrências que impedem a presença do potencial cliente: queda de internet, reuniões demoradas, esquecimentos, obstáculos vários.

Há solução para amenizar situações como essa?

Reuniões com o cliente interno

Como ter dados efetivos sobre a produtividade dos vendedores para a reunião de 1:1? Quais são os dados de produtividade que você vai cobrar, ou apresentar, em uma reunião para justificar tomadas de decisões como uma promoção ou efetivação?

Uma colocação sem dados é somente uma opinião. Mas quando você traz dados, estatísticas, a gente consegue trazer estratégias, discutir de uma forma mais profissional sobre essa questão.

Perda de chamadas

No home office, você não consegue ter o controle sobre os clientes que vão entrar em contato com você. Por exemplo, você tem uma equipe de três vendedores e cinco potenciais clientes entram em contato ao mesmo tempo.

O que vai acontecer com os dois leads que vão ficar em espera? A ligação vai cair? Qual a estratégia utilizada hoje dentro do contexto home office? Qual a sua taxa de retenção e converção?

VozXpress: telefonia descomplicada

Com um dashboard completo e intuitivo, o gestor que utiliza a plataforma VozXpress tem acesso a várias análises da central eletrônica que, entre outras funcionalidades, oferece dados como a taxa de retenção dos bots, dos vendedores, das mensagens de confirmação de reuniões etc.

Em tempo real, é possível os ramais disponíveis, quais vendedores estão online e quais estão offline e por quanto tempo. 

Dá para ver quantidade de chamadas realizadas, recebidas e a performance de atendimento.

É possível fazer comparativos com outros períodos e ver quais estratégias podem ser tomadas para melhorar o resultado.

Isso pode justificar porque uma pessoa tem uma taxa de retenção maior do que outro vendedor. 

Combinando automação, dashboards e inteligência artificial, empresas de todos os tamanhos e segmentos agora podem controlar com mais segurança o trabalho de seus times de vendas e relacionamento com clientes.

Veja nosso webinar completo

Se você quer levar a telefonia da sua empresa a outro patamar, entre em contato agora mesmo. Otimize a forma de se comunicar e garanta resultados melhores. Teste grátis. Para saber mais, acesse nosso site: https://vozxpress.com.br/.

Solicite um consultor

Entre em contato com um consultor VozXpress.