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Na era digital, por que investir na telefonia para relacionamento com o cliente?

O advento da era digital trouxe uma infinidade de formas de comunicação, por texto, voz, vídeo ou tudo isso junto: skype, whatsapp, telegram, zoom, facebook messenger, entre outros. Porém, se comunicar por telefone segue firme e forte atravessando gerações de forma, por vezes, insubstituível.

É inegável que a comunicação por voz, em casos como, por exemplo, para tratar de problemas que levariam muitas mensagens escritas para serem resolvidos, segue sendo o jeito mais rápido e prático.

Para quem trabalha com vendas, então, os benefícios vão além. Contar com a facilidade de expor um produto ou serviço de forma clara, concisa e breve, sem manter uma conversa truncada, pode ser determinante para o sucesso de uma operação.

De acordo com a pesquisa State of Global Customer Service (2018), realizada pela Microsoft, estes são os canais preferidos dos clientes brasileiros para buscar atendimento: 

  • Telefone e outros canais por voz (33%);
  • Live Chat (21%); 
  • E-mail (18%); 
  • Autoatendimento online (15%); 
  • Mídias sociais (10%); 
  • SMS/mensagem de texto (2%). 

Uma pesquisa rápida no Google Trends pelo termo “telefone” mostra que o canal é buscado até por clientes de fintechs, como a C6 Bank, empresas que têm como espinha dorsal os canais digitais. 

“O telefone é o canal de comunicação mais utilizado pelos consumidores no relacionamento com as empresas, segundo uma pesquisa feita pela Ipsos encomendada pela G4.” (Fonte: O Globo)

Muitas empresas ainda contam com a infraestrutura de PABX local; com URAs tradicionais; URAs sem integração com o CRM; além de custos com hardware e consultorias para manter todo o sistema funcionando. 

A transformação digital no canal de voz otimiza esse processo. A VozXpress é uma telefonia inteligente, eficiente e moderna.

Menos pessoas dedicadas ao atendimento 

A começar pelo fato de que sua empresa não precisa de uma pessoa de TI voltada para essa função. Quando a gente fala de Voicebots self-services como as disponibilizadas pela Vozxpress, você passa a contar com URAs operadas por Inteligência Artificial – Lowcode. Uma única pessoa que conhece as dores dos seus clientes e consumidores pode montar essa jornada sem demandar muito tempo ou uma equipe gigantesca. 

Menos investimento em infraestrutura 

Com o conceito SAAS, com todo o PABX na nuvem, você paga por aquilo que consome, não precisa de espaço físico para manter a operação.

Eleva a maturidade digital da sua empresa a outro patamar

Voz sobre Protocolo de Internet (Voip) é uma tecnologia que permite a transmissão de voz pela internet, ou seja, transforma ligações analógicas em dados digitais que podem ser transmitidos por meio da Internet. 

Ramais 100% digitais 

Com essa solução, você pode pegar um ramal híbrido, que funciona no seu celular, ou pelo próprio desktop, e atender chamadas de onde estiver. Uma saída necessária em tempos de pandemia, por exemplo, quando profissionais de todas as áreas migraram para o home office.

1º nível de atendimento ao cliente

Algumas pessoas dizem que seria impossível fazer, por exemplo, um agendamento de eventos apenas utilizando robô. Mas é possível, sim, fazer agendamentos sem passar por humanos. O robô pode consultar seu calendário de CRM, ou um calendário de sua aplicação médica, ou qualquer que seja o software que você utilize, e identificar três datas possíveis para fazer um agendamento.

Automatize ligações ativas para seu cliente

Realize cobranças, negociações, envie lembretes, ou até mesmo follow-ups com o apoio da inteligência artificial. Ideal para comunicados específicos ou para pesquisas de satisfação. Tudo bastando ter acesso à internet e o login da Voz.

Caso o cliente deseje falar com sua equipe de atendentes humanos, a ligação é transferida num processo 100% digital, para celulares ou computadores, em qualquer lugar e horário.

E mais: trabalhe filtros para qualificação de leads e customize bots por loja ou ponto de contato, promovendo um atendimento mais personalizado.

Veja como montar um atendimento ao cliente com a VozXpress aqui:

VozXpress não é uma simples central telefônica: acesse métricas para melhorar o desempenho do seu time com Voice Analytics

Com uma única plataforma, hospedada em nuvem, é possível fazer e receber chamadas para diversas finalidades e de forma personalizada, enviar SMS e, ainda, ter acesso a dados e métricas que vão ajudar a otimizar o dia a dia do seu time.

Todo o painel é montado por você, a partir dos principais interesses da sua empresa, facilitando o entendimento do funcionamento da sua central telefônica.

Você tem acesso a essas métricas em tempo real. Com acesso a esses dados é possível: 

Gestão de vendas

No caso das equipes de vendas inbound ou outbound, as plataformas de CRM como Hubspot, ActiveCampaign ou RD Station ajudam os times de vendas e seus gestores a gerenciarem os contatos realizados por diversos canais como e-mail e chat.

Mas mesmo quando possuem módulos de integração com ferramentas de voz, as plataformas de CRM deixam muito a desejar na gestão dos contatos telefônicos da equipe de vendas.

Aí que surge o conceito de Voice Analytics. Trata-se da análise do desempenho de operações de voz e pode trazer informações valiosas para a sua startup ou negócio.

Através de um dashboard simples e intuitivo, veja métricas que desenham o comportamento de cada pessoa da sua equipe ao telefone: qual abordagem tem desempenhado melhor sucesso, que tempo de atendimento funciona, quais tags e horários levam ao funcionamento correto do seu negócio.

Não tome mais decisões em cima de suposições. Registrar informações de desempenho é importante para saber o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Seja em uma operação de vendas, sucesso do cliente ou suporte, tomar decisões a partir da compreensão de dados reais é sempre um bom caminho para o crescimento.

Pesquisas de satisfação para times de Atendimento e Customer Success

Já em uma operação de sucesso do cliente, por exemplo, os dados de Voice Analytics podem ser usados por gestores para avaliar o desempenho dos colaboradores.

Por exemplo: um cliente, ao ser atendido por um profissional de Customer Success, por telefone, pode ter sua chamada transferida para um bot de voz da marca que irá aplicar uma pesquisa de satisfação rápida pós-atendimento.

Com isso, as pesquisas de satisfação podem se tornar muito mais frequentes e dar uma visão de menor prazo das operações de sucesso do cliente.

Por que fazer pesquisas de satisfação pelo telefone?

Acompanhe o status dos seus vendedores

Enquanto líder, otimizar o tempo de gerenciamento da sua equipe, estando ela em home office ou não, é crucial para que se possa investir a atenção em tarefas que realmente exigem esforço.

Por meio do status dos vendedores, possível de ser visualizado no dashboard, é possível acompanhar com facilidade quem se fez presente, horário de entrada, saída, quem faltou, quem ainda não voltou do almoço etc.

Tudo isso na mesma plataforma, sem precisar migrar entre páginas de aplicativos e de ferramentas de gerenciamento de equipes.

Histórico das chamadas

Tenha acesso a média de duração da chamada, total de chamadas realizadas, chamadas em andamento, o tempo médio de espera nos ramais dos vendedores, veja o histórico de retenção dos bots e muito mais.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e fale com um dos nossos consultores. Otimize a forma de se comunicar e garanta resultados melhores.

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