Voltar

Voicebots, IA conversacional e voice analytics: o que são e como podem melhorar o desempenho da sua empresa?

Ter a tecnologia como grande aliada é essencial para que uma empresa siga competitiva dentro de um mercado tão dinâmico como o atual. Hoje, já passamos da discussão “transformação digital”, algo que de tão necessário já é inerente a qualquer negócio.

Agora, chegou a vez de entendermos como agilizar processos, modernizar as dinâmicas diárias, e oferecer a melhor experiência desde o início da jornada do cliente até o pós-venda.

E o carro-chefe da vez é a Inteligência Artificial.

Você sabe o que é IA conversacional?

Inteligência Artificial (IA) conversacional é uma tecnologia que permite que sistemas e humanos se comuniquem. Essa troca pode se dar de diversas formas, como por meio de aplicativos como Whatsapp Business, RCS, chatbots e voicebots variados. 

Mas não basta apenas automatizar o atendimento. É preciso saber fazê-lo.

A IA conversacional humaniza o processo de comunicação com o cliente, porque consegue se adaptar a interações mais complexas.

Ela é capaz de aprender as peculiaridades de uma empresa e da pessoa com quem essa empresa lida e, assim, conduzir com fluência o atendimento ao cliente sem a necessidade de interação com operadores humanos.

Por que isso é tão importante?

De acordo com a pesquisa Consumer Commitment Index (CCI), realizada pela Officina Sophia Retail, 86% dos compradores pagam mais por uma experiência que consideram melhor. Para 70% deles, a experiência pode ser positiva ou negativa de acordo com a forma como são tratados.

E mais: 71% dos consumidores esperam obter as respostas que precisam em até cinco minutos após o contato.

Já imaginou quão frustrante é precisar entrar em contato com uma empresa e ter que esperar horas, ou mesmo dias, até conseguir resolver um problema? Considerando os dados acima, quais as possíveis repercussões para o seu relacionamento com o cliente e o futuro do seu negócio?

Se uma pessoa entra em contato com a sua empresa fora do horário comercial, onde agentes humanos não estão disponíveis para o atendimento, você precisa oferecer um suporte mesmo assim.

Por que devemos dar importância ao canal de voz?

Apesar do crescimento de canais como redes sociais, o telefone segue sendo a principal escolha de muitos clientes para resolver algum problema ou tirar dúvida sobre um produto ou serviço.

De acordo com pesquisa realizada pela Zendesk, 66% dos entrevistados falaram que normalmente resolvem seus problemas com uma empresa por meio do telefone.

Com isso, entendemos que o telefone é um canal de comunicação que não pode ser ignorado.

O que são os voicebots?

Com o apoio da Inteligência Artificial, todos os canais de comunicação podem ser programados para estar à disposição do cliente a qualquer momento.

Essa automação pode ser feita tanto em canais de texto, quanto de voz.

O voicebot nada mais é do que um meio de interação automático, igual ao chatbot (texto), mas que é realizado através de voz.

E assim como acontece com os chatbots, é possível entender o seu cliente, o funcionamento da sua estratégia de comunicação, extrair dados importantes e acompanhar o dia a dia da sua operação.

Voice Analytics: como funciona?

Com o apoio da IA, fica fácil compilar e analisar dados em tempo real, medir os resultados das conversas, conhecer os clientes e identificar padrões.

O dashboard da Vozxpress conta com métricas minuciosas, mas de fácil leitura e entendimento, sobre cada conversa, ramal, operador, tempo, custos… Tudo o que um gestor precisa saber para entender como anda de forma real a interação com o cliente.

Você consegue saber desde quanto tempo um operador ficou on ou offiline, até qual o tempo de duração de uma conversa e se ela resultou em um desfecho negativo ou positivo.

Redução de custos

Automatizar o atendimento está diretamente ligado a otimizar o tempo dos seus operadores. Com URAs inteligentes, que são programadas para dar todo o suporte a partir de perguntas frequentes faz com que, muitas vezes, um cliente consiga solucionar a demanda sem chegar ao contato com humanos.

Resultado: menores filas e a sua equipe dedicada a questões que realmente importam.

E a Vozxpress vai além! Por ser no-code, você não precisa terceirizar o trabalho, ou montar uma grande equipe de TI. Basta você escolher quem vai executar o projeto (líder da área, alguém que entenda o público-alvo), desenhar a experiência e testar.

API de Integração

A Vozxpress oferece, ainda, a possibilidade de ampliar as funcionalidades da plataforma ao integrar sistemas externos, possibilitando que softwares ou aplicativos diferentes se conectem.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e fale com um dos nossos consultores. Otimize a forma de se comunicar e garanta resultados melhores.

Solicite um consultor

Entre em contato com um consultor VozXpress.