Voltar

Por que substituir o PABX por assistentes de voz?

O PABX é um sistema ainda muito utilizado por empresas mundo afora, principalmente por grandes corporações tradicionais.

Idealizado para receber, fazer e transferir chamadas, o PABX analógico foi um marco na história da telefonia.

Mas atualmente gera alto custo para resultados limitados.

Por que o PABX analógico é um instrumento ultrapassado?

1 – Manutenção

Por ser menos tecnológica e contar com inúmeros equipamentos, cabos, fibras e estruturas físicas de grande complexidade, a manutenção de um PABX analógico deve ser feita constantemente, gerando mais custos para a empresa.

2 – Estrutura mais cara

Além de limitar a equipe a um espaço físico específico, consequentemente limitando o trabalho, também se faz necessário um alto investimento em cabos, fiações e telefones compatíveis. Toda essa estrutura traz mais custos para uma instituição.

3 – Mais pessoas envolvidas no processo

Mais um custo para a conta. Por depender dos pontos citados anteriormente, um PABX analógico precisa ser monitorado de perto. Além de ser necessário concentrar uma maior quantidade de profissionais para garantir a eficiência do serviço, há o custo de deslocamento, terceirização de serviços etc. 

4 – Difícil de atualizar e manter

Poucas avanços são vistos hoje no mundo analógico. Portanto, eventuais problemas seguem sendo difíceis de consertar, assim como poucas atualizações estarão disponíveis: consequentemente, poucas soluções inovadoras para a empresa e clientes.Toda a operação pode ser prejudicada em caso de problemas.

O mercado já conta com outros tipos de PABX

Apesar de ter sido um marco na comunicação, o PABX analógico não oferece muitas vantagens dentro de um mercado dinâmico e inovador como o atual.

Para quem quer migrar a telefonia convencional para algo mais moderno, o PABX já conta com outras versões que oferecem funcionalidades específicas.

1 – PABX Digital

O PABX oferece um maior número de linhas quando comparado ao PABX analógico e, apesar de contar com mais ramais, o custo fica centralizado em uma mesma linha telefônica.

Outra vantagem é a transferência automática da ligação telefônica, caso a linha esteja ocupada ou indisponível.

Além disso, a rede é mais estável, a qualidade da ligação é melhor, é possível fazer portabilidade e pode ser conectada a outros dispositivos para além do telefone convencional.

2 – PABX Híbrido

Como o nome já diz, o PABX Híbrido mescla o melhor da telefonia analógica com os pontos cruciais do PABX digital.

As principais vantagens são: telefonia melhor adaptada ao tipo de negócio, maior variedade de equipamentos compatíveis, ramais remotos, além de todas as vantagens citadas anteriormente.

Porém, a principal vantagem talvez seja a possibilidade de utilização da tecnologia VoIP alternada com o PABX convencional.

O VoIP é uma facilidade do PABX Virtual, onde, por meio da rede de dados, é possível conectar ramais virtuais em qualquer aparelho que tenha acesso à internet, que pode ser o seu smartphone, computador ou tablet.

Leia também: Entenda o que é VoIP

E o que é uma Assistente de Voz?

Em linhas gerais, uma assistente de voz é um software que conta com inteligência artificial (IA) para conseguir responder a ordens de comandos e solicitações por meio da voz.

Certamente, você já ouviu falar na Alexa, da Amazon; ou na Siri, da Apple. São exemplos bastante disseminados desse tipo de tecnologia.

Quem já teve a oportunidade de utilizar uma assistente de voz sabe das possibilidades e facilidades disponíveis para o usuário.

E essa facilidade também já está disponível na telefonia, por meio da VozXpress.

Como funciona a assistente de voz da VozXpress?

A VozXpress foi criada para oferecer serviços que vão além de uma central PABX.

Além de gerenciar e distribuir ramais dentro de uma empresa, assim como os exemplos de PABX que listamos acima, a VozXpress conta com Inteligência Artificial que elevam a experiência.

A Vozxpress é uma solução baseada em nuvem, voltada para pequenas, médias e grandes empresas. 

Conta com URAs inteligentes e humanizadas, capazes de solucionar com o apoio de bots problemas de pequena e média complexidade, liberando seus agentes para atividades que realmente necessitam de atenção.

Leia também: Veja vantagens de uma URA inteligente

A IA conversacional humaniza o processo de comunicação com o cliente, porque consegue se adaptar a interações mais complexas. 

Ela é capaz de aprender as peculiaridades de uma empresa e da pessoa com quem essa empresa lida e, assim, conduzir com fluência o atendimento ao cliente sem a necessidade de interação com operadores humanos.

Basta que uma pessoa da sua empresa, que entenda dos objetivos de interação por meio do canal de voz, monte toda a estrutura: sem precisar terceirizar, de forma simples, prática e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Ainda com o apoio da Inteligência Artificial, é possível coletar dados que podem ser utilizados para melhor entender as necessidades do público, identificar oportunidades e, ainda, avaliar o desempenho da equipe – dentro ou fora do escritório. 

Com a Vozxpress é possível migrar toda uma operação para home office sem ônus ou sem paralisar o atendimento durante a pré ou pós-venda.

Leia também: Voicebots, IA e Voice Analytics

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e fale com um dos nossos consultores. Otimize a forma de se comunicar e garanta resultados melhores.

Solicite um consultor

Entre em contato com um consultor VozXpress.