Voltar

Se você faz telemarketing ativo, fique atento

Empresas que realizam chamadas de telemarketing ativo deverão adotar, a partir desta sexta-feira (10), o código 0303 em suas ligações. A norma é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), publicada em dezembro de 2021, no Diário Oficial da União o Ato nº 10.413.

Apesar de não ser uma prática comum dos clientes da Vozxpress, telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas, ou não. 

Por isso, todos que fazem ligações de prospecção, por exemplo, devem seguir a norma, sob o risco de terem o número bloqueado.

A medida surge depois do crescente número de reclamações dos brasileiros por causa da quantidade abusiva de ligações com ofertas de produtos e serviços. Agora, a prática e considerada ilegal sem o novo código telefônico identificando a ligação.

Além do bloqueio do número, a partir de dezembro, as empresas que seguirem sem cumprir a regra, poderão sofrer sanções por parte da Anatel, com multas que poderão variar de R$ 700 até milhões de reais.

O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, e as redes de telecomunicações deverão permitir a identificação clara, no visor do aparelho do usuário, do número.

O telemarketing ativo é qualquer oferta de produtos, serviços, prospecção ativa e outbound sales. Para outras situações, o código 0303 não é necessário.

Se for nosso cliente, e precisar de mais informações, entre em contato com o nosso time!

Solicite um consultor

Entre em contato com um consultor VozXpress.