Otimizar a sua comunicação com o cliente é uma maneira de aumentar as suas vendas. É comum empresas que vendem por telefone enfrentarem desafios no momento de estruturar um bom roteiro de vendas, ou até mesmo durante o atendimento telefônico, por exemplo.
Usar estratégias como a Voice Analytics pode te ajudar a fechar vendas por telefone. Entenda o que é o conceito e saiba como aplicá-lo na sua empresa!
O que é Voice Analytics?
O Voice Analytics é uma maneira de registrar e analisar informações de desempenho de chamadas telefônicas com intuito de melhorar a comunicação entre empresa e cliente. Em outras palavras, é um tipo de estudo que ajuda a entender o que está dando certo e o que precisa ser otimizado no atendimento telefônico da sua empresa.
A partir da compreensão dos dados registrados nas chamadas gravadas, é possível obter um melhor resultado nas operações de venda, além de garantir eficiência no suporte ao cliente.
Veja 5 benefícios da análise do desempenho de operações de voz e saiba como obter informações valiosas para a sua startup ou negócio.
- Gestão de vendas telefônicas com base em dados
Em operações de vendas por telefone, por exemplo, a equipe pode definir diferentes estratégias e argumentos para vendedores usarem em chamadas nos seus ramais, isso é chamado de pitch ou o roteiro que um vendedor utiliza para convencer o lead ou investidor a comprar o seu produto.
Após um certo período de tempo, uma semana, por exemplo, o gestor da equipe pode analisar na plataforma de telefonia quais ramais tiveram a melhor performance com base nas principais métricas, como tempo de conversa e palavras mais usadas nas ligações do time de vendas.
Com essas informações, é possível traçar um plano que melhor atende ao negócio.
- Pesquisas de satisfação para times de Atendimento e Customer Success
Outro benefício que o Voice Analytics pode proporcionar é na avaliação de desempenho dos colaboradores nas equipes de Customer Success, ou sucesso do cliente.
Por exemplo: ao final de uma operação de atendimento, o cliente pode ter sua chamada transferida para um bot de voz da marca que irá aplicar uma rápida pesquisa de satisfação pós-atendimento.
Assim, os dados registrados na ligação, como a avaliação final do cliente, podem ser analisados pelos gestores. Isso amplia o olhar sobre o que funciona e o que pode ser melhorado durante o processo de atendimento.
Entenda a importância de fazer pesquisas de satisfação pelo telefone
- Análise de métricas de sucesso de operações de voz em um único lugar
Outra vantagem do Voice Analytics é a possibilidade de agrupar todas as métricas de desempenho de voz em um único lugar, podendo ser consultadas a qualquer momento.
Isso evita a necessidade de se trabalhar com inúmeras planilhas, listas e papéis de forma descentralizada, correndo o risco de perder informações.
Veja aqui como analisar as estatísticas da sua operação de voz
- Apresentação de relatórios
Com os dados das chamadas reunidos em painéis que podem ser personalizados, é mais simples realizar relatórios por meio de cruzamentos de dados e fazer apresentações.
Essas demonstrações sobre os registros das ligações podem trazer informações importantes para a estratégia do negócio. Os painéis ainda economizam o tempo que você gastaria tendo que reunir dados de diversos lugares diferentes.
Com dados reunidos em dashboards personalizados, fica muito mais fácil fazer apresentações e cruzamentos de dados que podem trazer insights importantes.
Veja como criar relatórios com métricas personalizadas usando Tags no VozXpress
- Economia de tempo e trabalho combinando bots com vendedores
O Voice Analytics promove economia de tempo e trabalho a longo prazo, pois ajuda os negócios a funcionarem de maneira mais otimizada.
Diversas partes das rotinas produtivas podem ser automatizadas por meio da combinação de bots de voz e profissionais de atendimento, vendas e Customer Success.
A Vozxpress, por exemplo, permite criar números específicos para serem utilizados em anúncios do Google Ads e atender chamadas com o uso de bots, aplicando questionários de pré-qualificação com algumas perguntas para decidir se o lead é quente, isto é, um comprador/investidor em potencial, e para qual vendedor deve ser direcionado.
De modo geral, nas operações de voz, seja com vendedores, atendentes ou até mesmo assistentes de voz (bots), é necessário avaliar constantemente os dados de desempenho das ligações telefônicas e aplicar melhorias para otimizar o atendimento e conseguir mais clientes.
Como analisar o desempenho de voz do seu negócio?
A melhor maneira de analisar o desempenho de voz da sua empresa é por meio da Vozxpress, solução de telefonia em nuvem com inteligência artificial em que é possível centralizar toda a operação de voz de uma companhia.
Além de contar com ferramentas de Voice Analytics, a Vozxpress armazena as informações das ligações em nuvem, onde as equipes de venda e atendimento podem consultar e analisar cada uma delas.
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