Voltar

Atendimento telefônico: veja como oferecer um suporte mais eficiente e automatizado 

Manter um sistema de atendimento por telefone pode ser um desafio para muitas empresas. Ainda mais porque existem diversos problemas com os menus telefônicos tradicionais. 

A boa notícia é que é possível atender clientes por telefone de maneira eficiente e automatizada por meio de assistentes de voz. Confira nossas dicas para oferecer o melhor suporte telefônico aos seus clientes.

Como atender clientes por telefone?

Implementar uma central telefônica para atender ao consumidor já é um grande avanço para empresas de médio e pequeno porte. 

Porém há maneiras de torná-la ainda mais eficiente, tanto para o cliente que deseja ter acesso ao suporte quanto para as equipes de atendimento da empresa.

Os problemas mais comuns no atendimento por telefone incluem: ter o trabalho manual de ficar digitando informações, explorar diversos menus sem achar uma solução e precisar repetir a demanda diversas vezes após ser transferido entre vários ramais. 

Uma das formas mais simples de solucioná-los é utilizando voicebots como assistentes de voz. 

O que é um assistente de voz?

Assistente de voz é um dispositivo de inteligência artificial que possibilita diversas interações para ajudar seu usuário. Trata-se de uma tecnologia voltada para a conversação.

No caso da telefonia, o voicebot pode operar como assistente de comunicação, utilizando inteligência artificial para responder dúvidas e solucionar problemas para seus clientes.

De acordo com o estudo Experiência com Atendimento (Elife, 2022), 31,6% dos consumidores preferem ser atendidos pelo telefone quando precisam lidar com dificuldades em relação a algum produto ou serviço.

Por isso é interessante para qualquer empresa investir em um atendimento por telefone que forneça o que o cliente precisa. 

Como melhorar o atendimento por telefone?

Automatizar o atendimento da sua empresa pode ser uma boa opção para resolver rapidamente as dificuldades dos clientes e otimizar o fluxo de trabalho dos times de atendimento.

O primeiro passo é criar um fluxo conversacional para que o voicebot opere da melhor forma possível. Além disso, também é preciso personalizar o seu atendente virtual para que ele entenda as necessidades do consumidor.

Por exemplo: se a sua empresa abre uma filial em outro estado, é possível configurar o bot para compreender os regionalismos presentes na fala da comunidade local. Assim o atendente eletrônico vai entender perfeitamente a demanda do cliente, independente das variações tão comuns em nossa língua. 

Outra vantagem dos voicebots é reduzir a necessidade de repetir informações durante o atendimento. 

Em um e-commerce, por exemplo, os bots são capazes de compreender o CPF ou número de pedidos dos consumidores para oferecer respostas a perguntas frequentes, além de realizar uma filtragem do primeiro atendimento, antes de transferi-lo para um atendente humano, caso seja necessário. 

Veja o exemplo da empresa Peças Grigo, que criou um assistente virtual com a Vozxpress.

Como implementar o atendimento telefônico automatizado?

Utilizar uma plataforma que opere assistentes de voz e ofereça otimização do tempo e economia de recursos é uma excelente alternativa para melhorar o atendimento da sua empresa.

A Vozxpress, por exemplo, é mais do que um voicebot. Além da ferramenta de assistência automatizada, ao obter a plataforma você ainda conta com o serviço de suporte para a criação da estrutura e para a retroalimentação do seu bot de voz.

Essa retroalimentação garante que o fluxo das conversas permaneça atualizado para que o bot possa atender continuamente às demandas dos clientes. 

Quer saber quais as principais diferenciais da Vozxpress em relação a outros softwares de voicebots? Solicite um de nossos consultores!

Solicite um consultor

Entre em contato com um consultor VozXpress.