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Lei do SAC: Uma oportunidade para otimizar a telefonia da sua marca

Você sabia que, desde outubro de 2022, empresas que atendem por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) precisam estar de acordo com as novas diretrizes da Lei do SAC

As medidas decretadas pelo Governo do Brasil (Decreto nº 11.034) estabelecem novas obrigações para as empresas. Mas também oferecem oportunidades para melhorar o atendimento ao cliente.

Entenda as vantagens que a nova Lei do SAC pode trazer para a sua empresa.

Como se adaptar às novas regras do SAC?

Uma das principais mudanças apontadas nas regras do SAC é o reconhecimento da existência de novos canais de atendimento, além do telefônico, que permanece obrigatório pelo período mínimo de 8 horas diárias. 

Agora a empresa deve escolher qualquer canal para atender ao consumidor 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Apesar da possibilidade de optar por outros meios, o telefone ainda ocupa um lugar de destaque para o cliente no momento de ser atendido. 

Além disso, segundo pesquisa realizada pelo Google, 75% dos consumidores preferem marcas que priorizam suas opiniões e contam com interações personalizadas. E uma das maneiras mais eficientes de ouvir o consumidor, se conectar com o público e entregar um suporte adaptado é por meio do atendimento telefônico.

Vale ressaltar também que, de acordo com a nova Lei do SAC, o atendimento humano não é mais obrigatório dentro do modelo ininterrupto 24×7.  

Essas inovações trazem diversas oportunidades para as marcas investirem mais na automação da telefonia, mas como fazer isso?

Como fazer um bom atendimento telefônico?

Uma estratégia para se adaptar à Lei do SAC e melhorar o atendimento da sua marca é aderir a novas tecnologias, automatizando os canais de atendimento.  

Com o uso de voicebots ou assistentes de voz, por exemplo, é possível atender demandas de baixa e média complexidade. 

Por meio de poucas interações com os voicebots, o cliente já consegue se relacionar com a empresa sem precisar chegar a um segundo nível de interação, ou seja, sem a necessidade de entrar em contato com agentes humanos.

Veja o que mais é possível fazer com o apoio de voicebots:

  • Diminuir o tempo de espera no atendimento;
  • Personalizar o atendimento da marca de acordo com regionalismos;
  • Estruturar filas, menus e autoatendimento por voz;
  • Otimizar o fluxo de trabalho dos atendentes humanos;
  • Realizar pesquisas de satisfação do cliente.

Assistentes de voz, como a Vozxpress, simplificam o relacionamento com o consumidor através de inteligência artificial. Eles são a alternativa mais eficiente para suprir a alta demanda de clientes que buscam se comunicar com as marcas por meio de canais de voz. 

Quer saber mais sobre como otimizar o atendimento da sua marca e proporcionar uma melhor experiência aos clientes por meio da telefonia em nuvem? Solicite um de nossos consultores!

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