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Voice Analytics: conheça a estratégia que vai te ajudar a fechar vendas por telefone

Otimizar a sua comunicação com o cliente é uma maneira de aumentar as suas vendas. É comum empresas que vendem por telefone enfrentarem desafios no momento de estruturar um bom roteiro de vendas, ou até mesmo durante o atendimento telefônico, por exemplo.

Usar estratégias como a Voice Analytics pode te ajudar a fechar vendas por telefone. Entenda o que é o conceito e saiba como aplicá-lo na sua empresa!

O que é Voice Analytics?

O Voice Analytics é uma maneira de registrar e analisar informações de desempenho de chamadas telefônicas com intuito de melhorar a comunicação entre empresa e cliente. Em outras palavras, é um tipo de estudo que ajuda a entender o que está dando certo e o que precisa ser otimizado no atendimento telefônico da sua empresa.

A partir da compreensão dos dados registrados nas chamadas gravadas, é possível obter um melhor resultado nas operações de venda, além de garantir eficiência no suporte ao cliente.

Veja 5 benefícios da análise do desempenho de operações de voz e saiba como obter informações valiosas para a sua startup ou negócio.

  1. Gestão de vendas telefônicas com base em dados

Em operações de vendas por telefone, por exemplo, a equipe pode definir diferentes estratégias e argumentos para vendedores usarem em chamadas nos seus ramais, isso é chamado de pitch ou o roteiro que um vendedor utiliza para convencer o lead ou investidor a comprar o seu produto.

Após um certo período de tempo, uma semana, por exemplo, o gestor da equipe pode analisar na plataforma de telefonia quais ramais tiveram a melhor performance com base nas principais métricas, como tempo de conversa e palavras mais usadas nas ligações do time de vendas.

Com essas informações, é possível traçar um plano que melhor atende ao negócio.

  1. Pesquisas de satisfação para times de Atendimento e Customer Success

Outro benefício que o Voice Analytics pode proporcionar é na avaliação de desempenho dos colaboradores nas equipes de Customer Success, ou sucesso do cliente.

Por exemplo: ao final de uma operação de atendimento, o cliente pode ter sua chamada transferida para um bot de voz da marca que irá aplicar uma rápida pesquisa de satisfação pós-atendimento.

Assim, os dados registrados na ligação, como a avaliação final do cliente, podem ser analisados pelos gestores. Isso amplia o olhar sobre o que funciona e o que pode ser melhorado durante o processo de atendimento.

Entenda a importância de fazer pesquisas de satisfação pelo telefone

  1. Análise de métricas de sucesso de operações de voz em um único lugar

Outra vantagem do Voice Analytics é a possibilidade de agrupar todas as métricas de desempenho de voz em um único lugar, podendo ser consultadas a qualquer momento.

Isso evita a necessidade de se trabalhar com inúmeras planilhas, listas e papéis de forma descentralizada, correndo o risco de perder informações.

Veja aqui como analisar as estatísticas da sua operação de voz

  1. Apresentação de relatórios

Com os dados das chamadas reunidos em painéis que podem ser personalizados, é mais simples realizar relatórios por meio de cruzamentos de dados e fazer apresentações.

Essas demonstrações sobre os registros das ligações podem trazer informações importantes para a estratégia do negócio. Os painéis ainda economizam o tempo que você gastaria tendo que reunir dados de diversos lugares diferentes.

Com dados reunidos em dashboards personalizados, fica muito mais fácil fazer apresentações e cruzamentos de dados que podem trazer insights importantes.

Veja como criar relatórios com métricas personalizadas usando Tags no VozXpress

  1. Economia de tempo e trabalho combinando bots com vendedores

O Voice Analytics promove economia de tempo e trabalho a longo prazo, pois ajuda os negócios a funcionarem de maneira mais otimizada.

Diversas partes das rotinas produtivas podem ser automatizadas por meio da combinação de bots de voz e profissionais de atendimento, vendas e Customer Success. 

A Vozxpress, por exemplo, permite criar números específicos para serem utilizados em anúncios do Google Ads e atender chamadas com o uso de bots, aplicando questionários de pré-qualificação com algumas perguntas para decidir se o lead é quente, isto é, um comprador/investidor em potencial, e para qual vendedor deve ser direcionado.

De modo geral, nas operações de voz, seja com vendedores, atendentes ou até mesmo assistentes de voz (bots), é necessário avaliar constantemente os dados de desempenho das ligações telefônicas e aplicar melhorias para otimizar o atendimento e conseguir mais clientes.

Como analisar o desempenho de voz do seu negócio?

A melhor maneira de analisar o desempenho de voz da sua empresa é por meio da Vozxpress, solução de telefonia em nuvem com inteligência artificial em que é possível centralizar toda a operação de voz de uma companhia.

Além de contar com ferramentas de Voice Analytics, a Vozxpress armazena as informações das ligações em nuvem, onde as equipes de venda e atendimento podem consultar e analisar cada uma delas.

Para saber mais, preencha o formulário abaixo e solicite um de nossos consultores. 

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